INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO VRF

 

Para que você possa entender, não há diferença entre os equipamentos VRV e o VRF e vamos explicar rapidamente o porquê. VRV é a sigla de Variable Refrigerant Volume (volume de fluido frigorigéneo variável), também amplamente conhecido na indústria como Variable Refrigerant Flow (VRF).

 

O QUE É VRV?

 

VRV é a abreviação de variable Refrigerant Volume, ou se for traduzido para o português Volume de Refrigerante Variável.

O sistema VRV diferencia-se dos demais sistemas residenciais e comerciais devido a sua alta tecnologia que proporciona que uma única unidade    externa

(condensadora) seja conectada em um único sistema com até 64 unidades internas (evaporadora).

Esta característica traz diversas vantagens, as principais que podemos destacar são:

- maior flexibilidade na instalação;

- grande economia de energia;

- não comprometimento de fachadas;

- maior distância entre o ambiente climatizado e o maior emissor de ruído (compressor);

- Controle preciso de capacidade e temperatura;

- Etc..

 

DIFERENÇA ENTRE VRV E VRF

 

A diferença básica entre os sistemas tem origem na criação do sistema quando a Daikin patenteou o nome VRV e o mercado quando desenvolveu tecnologia semelhante optou por batiza-lo de VRF (Variable refrigerant Flow), ou em português Fluxo de Refrigerante Variável.

 

O QUE É A FUNÇÃO VRT?

 

Essa função é a mais nova revolução do mercado de ar condicionado atual e consiste em quando os equipamentos estão em carga parcial (abaixo de 100%) que, conforme a AHRI 1230 é a maior parte do tempo de funcionamento do equipamento (somente em 2% do tempo o equipamento está com carga total) o VRT aumenta a temperatura de evaporação do gás refrigerante causando sensível economia de energia e dinheiro (conforme dados empíricos 30% de aumento de eficiência). Mas como isso acontece?

Primeiramente com o aumento de temperatura de evaporação conseguimos aumentar o FCS (fator de calor sensível) do equipamento, ou seja, desumidifica menos o ar devido à diminuição do delta de temperatura entre o ar e o refrigerante, ou seja, você economiza energia e ainda melhora a condição do ar.

Além disso, em cargas muito baixas o compressor perde eficiência (todo motor tende a perder quando se trabalha em extremos, ou seja, perto dos 100% ou perto do 0%) e o controle evita essas faixas de trabalho alterando não só a rotação do compressor mas como também a temperatura de evaporação do refrigerante.

Devido a grande complexidade desse tipo de controle, somente equipamentos de ar condicionado com grande tecnologia embarcada utilizam esse tipo de função, equipamentos como o VRV IV Daikin (função automática) e posteriormente o VRF Mult V LG (função depende de configuração em campo no start up do equipamento).

 

 

VRV/VRF
SISTEMA DE AR CONDICIONADO VRF
MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO VRF/ VRV
INSTALAÇÃO
INSTALAÇÃO

A FRISAN AR CONDICIONADO

 

​Temos uma equipe especializada em instalação, manutenção, venda  e projetos de sistemas de ar condicionado, estamos prontos para atendê-los da melhor maneira possível.

Seu problema é ar condicionado?

Nós temos a solução!

Nossos serviços:

- Projetos de sistemas centrais de ar condicionado com ART.

- Instalação de sistemas VRF / VRV 

- Manutenção em sistemas VRF / VRV e Mult Split

 

- Manutenção Instalação Split Hi Wall, Cassete, Piso Teto

 

-Manutenção Instalação Chiller/Fancoil